Dirigindo pelo Outback Australiano

Dirigindo de pelo Outback Australiano: Adelaide – Uluru – Kings Canyon – Alice Springs

O Roteiro:

Essa foi uma viagem realizada entre os dias 07 e 16 de setembro de 2018.  Eu preparei um roteiro descritivo bem completo, em arquivo PDF que você pode fazer o download clicando aqui. É um documento com mais de 30 páginas no qual eu dou detalhes da minha rota, esclareço algumas dúvidas quanto aos preços, distâncias e coloquei links de todos os locais onde você pode se hospedar. Então se você quer se preparar, é só baixar e ler com calma. Tenho certeza que vai te ajudar muito.

Se você fez essa viagem recentemente e quer contribui com mais informações, me manda um e-mail e eu incluo a suas sugestões aqui.

O mapa no Google tem os pontos que eu menciono nesse roteiro e eu tentei colocar as posições bem precisas.

Mas vamos lá, a minha rota saiu de Adelaide que, eu acho que é uma boa pedida. Se você não conhece Adelaide e vem pra Austrália só pra fazer essa rota, inclua na sua programação pelo menos mais uns 3 dias pra curtir essa cidade. Tem alguns parques onde você pode ir ver coalas, walabis e cangurus. É uma ótima cidade pra se viver e conhecer.

Foram 10 dias e mais de 4.100 km, sendo:

  • Dia 01 – Adelaide – Port Augusta
  • Dia 02 – Port Augusta – Marla
  • Dia 03 – Marla – Yulara (Uluru)
  • Dia 04 – Uluru
  • Dia 05 – Uluru – Kings Canyon
  • Dia 06 – Kings Canyon
  • Dia 07 – Kings Canyon – Alice Springs
  • Dia 08 – Alice Springs – Desert Oaks
  • Dia 09 – Desert Oaks – Gleandambo
  • Dia 10 – Gleandamb0 – Adelaide

Eu considero esse um roteiro bem amplo e que dá uma boa experiência sobre o Outback, no roteiro detalhado eu explico melhor o que fazer, outras pontos para conhecer, coisas para tomar cuidado e um pouco mais.

O carro

Eu escolhi fazer essa viagem com uma van Toyota Hiace para dois passageiros, com transmissão Auto/Manual, ar condicionado somente na cabine, motor 2.7, gasolina. O consumo médio dela foi de 9 km/l, que não é uma opção econômica, mas é extremamente confortável. Pensando em viajar sozinho, como foi no meu caso, é realmente uma viagem cara. É preciso levar em consideração que, essa é uma viagem na qual você vai fazer coisas que não são do seu habitual, e viajar num motorhome ou van adaptada é assim mesmo. É obviamente mais caro que viajar num carro de passeio, porém tem confortos que somente esse tipo de carro proporciona.

A minha van era assim:


A van, por fora.

Cabine

Atrás fica dois bancos compridos com armários, tanque de água e bateria do sistema elétrico. A mesa desmonta e serve para montar a cama de casal. Apesar de ser um banco bem espaçoso, é proibido viajar com passageiros na parte traseira. Essa van no caso era para somente dois passageiros. Não há cintos de segurança na parte traseira.

Com a mesa desmontada você tem uma boa cama de casal. Eu tenho quase 1,90 de altura e dormi confortavelmente. Não senti dores nas costas mesmo depois de 10 dias.

 

 

No meio, mais armários, um frigobar, uma pia com tanque de 75 L de água, um micro-ondas e um fogão de duas bocas a gás, além de uma pequena mesa e duas tomadas. As tomadas e o micro-ondas funcionam somente quando o veículo está parado e conectado na rede elétrica comum. O frigobar, a bom de água para a torneira e a iluminação interna funcionam com uma bateria auxiliar que você liga quando quiser.

 

 

 

 

Sobre a cabine um maleiro bem espaçoso

Com a porta lateral aberta, mais uma pequena mesa.

Observações e dicas:

Dirigindo:

Se você não mora na Austrália e é a primeira vez num país de mão inglesa, preste toda a atenção do mundo ao sair com o carro. Você vai sempre dirigir na faixa da esquerda. Se você alugar um carro com câmbio automático, ficará mais fácil acostumar com o volante do lado direito. A dica que eu dou para quem está começando a dirigir é, pense que o seu corpo tem que estar sempre o mais próximo da linha que divide as pistas.

 

Dirigindo pela esquerda, não se esqueça que as ultrapassagens e as faixas rápidas são as faixas da direita. As faixas lentas são as da esquerda da pista.

Todo o trajeto que você vai rodar em South Australia ou Northern Territory não possui pedágios. Fique tranquilo, mas lembre-se de informar isso a locadora. Normalmente as locadores pedem pra saber qual o seu destino para saber se incluem ou não o tag de pedágio em seu contrato.

Você vai estranhar, mas diferente do Brasil as marcações de divisão de pista não são em tinta amarela, são em tinta branca.

Placas com “2P” ou “3P”, não importa, indicam o tempo que você pode ficar com o veículo parado ali, 2 horas, 3 horas etc. Locais onde é proibido estacionar ou parar possuem uma linha amarela pintada no solo.

Na estrada, ao lado da via, você verá placas como essa. Elas indicam a distância em km da localidade mais próxima. No exemplo a distância era de 162km de Port Augusta. De Cobber Pedy seria a sigla CP por exemplo. Em South Australia essas placas estão do seu lado direito, em Northern Territory do seu lado esquerdo.
 

Em diversos pontos você encontrará sinalizações como a da imagem ao lado. São réguas que indicam o nível de profundidade quando ocorrem enchentes. É um deserto, mas quando chove a situação é bem intensa.

Se a polícia te pedir para fazer o teste do bafômetro, você não pode recusar como no Brasil.

Aqui eles aceitam a CNH brasileira acompanhada de uma tradução certificada NAATI e o passaporte. Essa tradução você consegue com profissionais pela web facilmente. A PID (Permissão Internacional de Direção) também é aceita, mas tem que acompanhar a CNH original. Pra alugar um carro eles geralmente eles exigem a PID.

Nos postos de combustível é você quem abastece. Unleaded Petrol é a Gasolina. Unleaded Petrol 91 é a gasolina comum mais barata, pode usar tranquilamente. Você para ao lado da bomba, abastece e paga no caixa dentro da loja, informando o número da bomba. Não movimente seu carro ante de ir pagar. Isso pode gerar uma confusão enorme.

Não dirija durante a noite e evite também os momentos em que o Sol nasce ou se põe.

Apesar de não ser obrigatório, deixar as luzes do farol acesas ajudam os outros carros a visualizarem a sua presença.

Em South Australia, longos trechos que margeiam a estrada são de áreas protegidas pelo Departamento de Defesa e é proibido entrar nelas.
Entre Glendambo e Cobber Pedy você vai encontrar esse trecho da estrada onde ela se torna uma pista de pouso de aviões. Há na Austrália um sistema de atendimento emergencial por aviões para as regiões remotas. Mais inteligente que fazer uma pista ao lado é aproveitar o próprio leito da rodovia.
Não precisa ficar assustado, o pouso de aviões não é frequente.

Exceto se você tem um carro 4×4 e experiência em estradas de terra na Austrália, não vá por estradas de terra de um lugar a outro.

Levar um galão reserva de combustível pode não ser essencial, mas pode ajuda-lo numa situação atípica.

Na dúvida, abasteça em todos os postos de combustível na estrada. Com as distâncias aqui indicadas, e sabendo como é o consumo do seu veículo, dá para saber o quanto você pode arriscar em não abastecer.

Em South Australia, praticamente a estrade inteira tem limite de 110km/h e em Northern Territoy boa parte é entre 110km/h e 130 km/h. Quanto mais rápido, maior o seu consumo de combustível. Quanto mais rápido, maior o impacto se você atropelar um animal. Quanto mais rápido, mais instável ficam os carros altos como vans e motorhomes ao passarem por ventos laterais. Então, mesmo que não existam radares ou quase nunca se veja um veículo da polícia, use o bom senso. Não precisa correr o tempo todo no limite da velocidade, mas você vai fazê-lo. Atenção e economia de combustível, pense nisso.
Você vai encontrar longos trechos retos onde quase não há vegetação lateral, e o pouco que há é de plantas rasteiras. Nesses pontos você tem uma visão melhor dos animais que cruzam as pistas e você seguramente pode andar em alta velocidade
Outros pontos possuem uma vegetação arbustiva que o impede de ver com antecedência a presença de animais. Aqui o cuidado deve ser redobrado e a velocidade reduzida, de preferência

Mesmo sendo uma rodovia no meio do nada, o fluxo de veículos é considerável. É muito corriqueiro ver veículos de campistas cruzando de um lado ao outro essas rodovias. Isso significa que você quase nunca estará sozinho numa emergência e que a sua atenção é sempre necessária.

Se você fuma, não fume enquanto dirige. Você pode até achar que controla a brasa do seu cigarro, mas não. É uma região seca com altos índices de incêndio, não dê chance ao risco. Fume nas áreas de parada.

Há basicamente dois tipos de paradas públicas (Rest Areas) ao longo das estradas. As paradas exclusivas para caminhões e as paradas para veículos de passeio. Você verá indicações se aquela parada é para caminhões ou não, se possui água ou banheiro.

 

Essas áreas de paradas possuem diferenças de uma para a outra. Em South Australia por exemplo, costuma ser asfaltadas e sem muitas áreas de sombra. Em Northern Territory são em áreas não asfaltadas e arborizadas que dão maior conforto térmico. Todas possuem lixeiras que ficam tampadas, para evitar que animais fiquem na área.

 

Se você viu essa placa, pode ficar tranquilo em parar o seu carro e pernoitar. Caso naquela área de descanso não seja permitido, haverá uma placa informando.
É permitido fazer fogueira em quase todas as áreas de descanso, mas faça isso de forma segura, nos locais indicados e garanta ter apagado completamente o fogo ao final. Assim você evita incêndios e uma multa de AUD$ 25.000,00.

A água dos pontos de parada é muito mais para higiene e/ou limpeza do seu material de cozinha que para ingestão. Como dizem as placas, a água pode não ser adequada para beber.

Henbury Crater é o único ponto público de parada em que é cobrada uma taxa para que você pernoite. A forma de pagamento é simples: Você deposita o valor num envelope e deixa ele dentro da caixa coletora. Uma ficha com os seus dados fica no painel do carro. Hendbury Crater não possui água ou energia elétrica, apenas um banheiro seco e algumas áreas cobertas.
Esse é um dos muitos Road Trains que você poderá ver ao longo da viagem. São treminhões que andam na velocidade da via, ou seja, entre 110 e 130km/h, depende do limite permitido. Em alguns pontos você verá caminhões tanque com quatro carretas sendo puxadas.
Não é exatamente raro ver alguns carros abandonados ao longo da via. Não é uma imagem assustadora, mas ela existe. Assim como você verá que é no trecho mais próximo de Port Augusta que há muitos animais mortos por atropelamento, principalmente cangurus.
Com toda certeza, desde placas, construções e outros marcos na paisagem irão chamar a sua atenção.
ATENÇÃO: Na Lasseter Highway você ainda verá placas indicado a existência do Mount Ebenezer Roadhouse, mas não se esqueça que, até o momento esse local está COMPLETAMENTE FECHADO E NÃO PODE SER CONSIDERADO UM PONTO PARA ABASTECIMENTO OU DESCANSO.
Em Erldunda está o “Centre of the Centre”, o Centro do Centro da Austrália. Não é o centro verdadeiro, mas é o ponto que você chegará mais próximo dos centros que existe.

Alimentação:

Leve muita água. Muita água, se sobrar e você trouxer de volta é melhor do que faltar. Calcule pelo menos 1,5 ou 2 L / dia / pessoa.

Evite salgadinhos de pacote que te deixam com muita sede.

Pense em frutas que aguentam bem o calor, banana por exemplo vai estragar rapidamente.

Todo mundo leva noodles (miojo), tem sódio pra caramba, mas é prático.

Pão e biscoitos secos.

Coisas de geladeira, mas pense que é um frigobar pequeno, que usa bateria do carro enquanto ele está com o motor ligado e a reserva quando está desligado. Se você conectar o carro na rede elétrica, a bateria recarrega. Leite e iogurtes não são uma boa ideia. Pense bem nisso.

Álcool. Em Yulara / Ayers Rock Resort é terminantemente proibido o consumo de álcool fora do veículo ou barraca. Não se pode beber em público, o mesmo em Uluru. Em Alice Springs tem vários sinais proibindo o consumo de álcool e tabaco em público. Nos Roadhouses ou nas Paradas eu não vi sinalizações proibindo o consumo de álcool, mas evite fazer isso nos Roadhouses em público pois há sempre grupos de aborígenes por perto e não é permitida a venda de álcool para eles.

Caminhadas:

Leve água, pelo menos para 1 / L para cada 1h30 ou no máximo 2 horas. A trilha é de 6 horas? Leve 2 / L com certeza, no mínimo.

Use protetor Solar.

Use boné ou chapéu.

Seu lixo vai com você até a lixeira mais próxima.

Se você se incomodar com as moscas, e elas realmente incomodam, todo posto tem uma rede que cobre a cabeça inteira e impede as moscas de encher a sua paciência.

Sempre use calçados confortáveis, nada de chinelo ou sandálias. Eu recomendo botas ou botinhas confortáveis para também ficar protegido quanto a insertos, animais ou plantas.

Eu faço todas as minhas caminhadas com uma camisa ou jaqueta de manga comprida, mesmo no calor de 30°C ou mais. Uma roupa fechada de mangas compridas mantém seu corpo úmido, andar sem camisa ou de regatas faz com que você fique desidratado rapidamente. Eu só faço trilhas de calças compridas, mas há quem use bermudas ou shorts. Faço isso para me proteger de insetos e animais, e para manter a umidade no meu corpo.

Apesar das trilhas serem limpas e com um fluxo rotineiro de pessoas, as vezes você pode ver um animal. Em Uluru eu vi uma cobra na margem da trilha, sendo assim, de preferência pelo meio da trilha e tente não se afastar dela.

Em Uluru, há uma série de ‘sítios sensíveis’. São locais que você passa quando está caminhando em volta do Uluru. Eles pedem que nesses sítios sensíveis não sejam tiradas fotografias, respeite a cultura local.

Apesar de ser autorizado escalar Uluru até outubro de 2019, é solicitado que não o faça pois é uma ofensa ao povo aborígene. Você não precisa escalar para se encantar com Uluru e essa conquista já foi feita pelo homem branco e não irá agregar mais nada a ninguém, somente ofenderá os verdadeiros povos locais.

Essas são as duas trilhas recomendadas para se fazer em Kings Canyon. A Kings Canyon Rim Walk é bem intensa no começo subindo mais de 100 metros do canyon. Faça ela primeiro e depois a Kings Creek Walk, que atualmente é menos de 1 km. Ao longo da trilha você verá pequenos postes com a setas azul indicando a direção e distância para se completar o trajeto.

Generalidades:

Na Austrália o telefone de emergência é 000.

Há, em alguns pontos de parada, amplificadores de sinal de celular para emergência. São postes onde você coloca o celular e há uma antena parabólica acoplada. É a forma de obter socorro.

Se o seu pneu furar, nas Roadhouses você vai encontrar kits de reparo para venda, mas é você quem vai ter que fazer o reparo. Não há borracheiros. É bom dar aquele pesquisada de como se usa o macarrão nesses casos.

As locadoras oferecem diferentes modalidades de seguro, mas em geral todas cobrem um auxílio de socorro em casos de pane ou pneu furado.

As 3 principais operadoras de celular na Austrália são: Telstra, Vodafone e Optus. Vodafone só funciona de Adelaide até Port Augusta, dentro do Ayers Rock Camping Resort e em Alice Springs. Optus funcionou em todos os roadhouses, sem exceção, Cobber Pedy e nos mesmos lugares que a Vodafone. Telstra, segundo me disseram, possui mais sombras do que a Optus, mas é melhor que Vodafone. Um sim de 5GB ou até 10GB por 10 dias da Optus vai resolver seus problemas de internet.

Todos os banheiros são limpos. Esqueça o que você conhece de banheiro de estrada no Brasil, onde você só se sente tranquilo no Graal ou no Frango Assado. Todos os banheiros de estrada na Austrália são limpos e com papel higiênico, inclusive os que localizados nas paradas públicas. A dica é, leve o seu papel e use o seu papel. Mesmo tendo papel nos banheiros, há viajantes que não possuem papel. Quando você usa o seu, um viajante que precisar vai estar garantido pelo que não foi usado. Não há lixo nos banheiros e papel você descarte no vaso mesmo. Todo banheiro tem aquela escova de limpeza, não custa você fazer como todo mundo faz e dar aquela limpada no vaso se for necessário.

Água e gasolina são as coisas mais preciosas no Outback. Água é um luxo, então não desperdice a água dos tanques dos postos de parada. Deixe louça de molho, enxague depois de ensaboar com a torneira seca e tudo mais que você puder fazer para poupar água. Todos poupam água e você pode fazer o mesmo. Os chuveiros sempre possuem água quente, são espaços privativos com divisórias e portas. Fica a dica de novo, se ensaboe com o chuveiro desligado para poupar água.

É comum na Austrália as lanchonetes e restaurantes darem descontos em produtos que estão nas vitrines ou estufas quando está no fim do horário de funcionamento. Pode ser a hora que você vai comer uma torta de carne (beef pie) pela metade do preço.

Recomendo que você leve mais dinheiro em espécie (cash) do que que pagar no cartão. Cartão presume que haverá conexão com a internet e isso pode, eventualmente, não acontecer.

Exceto pela gasolina, em geral você paga primeiro depois consome. Nos pubs (que em geral são hotels) você paga toda vez que pega a bebida, não tem pendurar na tabuleta não.

Se você foi depois de 17 de setembro de 2018 e tem sugestões, me envie um e-mail para que eu posso incluir e alterar este roteiro para novos interessados.

Se você espera comer num restaurante tipo o Outback Steakhouse igual aos que existem no Brasil, desista, isso não existe no Outback Australiano (acho que na Austrália como um todo isso não existe).

Outros Links:

Site oficial do parque de Uluru: https://parksaustralia.gov.au/uluru/

Watarrka Park (Kings Canyon) https://nt.gov.au/leisure/parks-reserves/find-a-park-to-visit/watarrka-national-park