A Great Ocean Road é uma das estradas mais famosas do mundo, ela margeia a costa sul da Austrália entre Melbourne e Mepunga West, ou seja, ela não é a estrada que faz toda a costa sul do Estado de Victoria.
Há uma outra estrada, que parte de Adelaide (South Australia) e vai até Warrnambool (Victoria) que é a Great Southern Road.
Rodando por essas duas rotas você faz todo o litoral entre Adelaide (South Australia) e Melbourne (Victoria). Ao todo são aproximadamente 1200 km de percurso, mas vale lembrar que você vai rodar mais que isso ao parar nos diferentes pontos para visitar.
Entre Adelaide e Melborune, o caminho mais rápido é pela National Highway A8 e Western Highway A8, onde a distância é só de 730 km. Por esse trajeto você não verá as belezas da natureza da costa de Victoria e South Australia.
Sendo assim, há duas formas de fazer essa viagem: Partir de Adelaide e ir direto pra Melbourne pela rota expressa, voltando depois pela Great Ocean Road, ou ao contrário. A segunda opção é fazer de Adelaide até Melbourne pela Great Ocean Road e retornar de avião.
Pra quem já leu meu roteiro pelo Outback (Adelaide – Uluru – Alice Springs), você pode fazer uma viagem onde saindo de Adelaide, sua base para o roteiro pelo Outback, você faz somente a Great Ocean Road, curte Melbourne e depois vai pra Sydney.
Montando um roteiro longo de estradas pela Austrália eu sugeriria o seguinte. Chegando de avião em Sydney, pegue um voo doméstico para Alice Springs, alugando uma van para descer até Uluru, Kings Canyon e Adelaide. Com 6 dias você faria essa viagem tranquilamente. Descasa em Adelaide, curte a cidade por uns 2 a 3 dias e troca de carro. Não precisa ser uma van para fazer a Great Ocean Road, você pode pegar um carro comum que o custo será bem menor, tanto no aluguel quanto no consumo de combustível.
Pela Great Ocean Road (e a Great Southern Road) você vai precisar de pelo menos 3 dias pra chegar em Melbourne.
Saia no primeiro dia de Adelaide com destino a Cape Jervis, se você quiser poderá parar por uma noite e ir para Kangaroo Island. Se não for esse seu objetivo, de Cape Jervis vá para Vitor Harbour que é um lugar de visita obrigatória!
Victor Harbour é uma cidade linda, com um antigo histórico de pesca baleeira, se você der sorte por pegar a temporada que as baleias se aproximam da costa na Granite Island.
Você pode ir de Victor Harbour para Granite Island a pé ou pelo bonde puxado por cavalo ou camelo.
De Victor Harbour, mantenha-se sempre nas rodovias B37 e B45, ou da B37 pegue a M1 para evitar a balsa e ganhar tempo.
Na M1, próximo de Murray Bridge você vai pegar a A1 para Tailem Bend e depois a B1 para Meningie. Você estará de volta a Great Southern Road.
Em Meningie, faça um desejo no Lion’s Wishing Well
O grande caranguejo o receberá em Kingston SE.
Siga pela B1 até Kigston SE, de lá você pegará a B101 para Robe e Beachport, ate voltar para B1 em Millicent em direção a Mount Gambier.
De Mount Gambier siga pela C192 em direção a Nelson e Porland. Próximo de Portland você pegará a A1 em direção a Port Fairy e Warrnambool.
Saindo de Warnambool, preste muita atenção agora. As placas que indicam para Melbourne te afastam da Great Ocean Road. O código da Great Ocean Road é B100. De Wanambool em diante você deve sempre seguir as indicações pela B100.
A minha sugestão é que você, saindo cedo de Adelaide (perto das 8 da manhã), programe-se para dormir em Menigie ou Kigston SE. Com isso você poderá ter tempo de curtir Victor Harbour, a paisagem e não irá rodar a noite.
Da mesma forma que as estradas do Outback, as estradas costeiras de South Australia ou Victoria possuem muitos animais na pista, cangurus e koalas pode cruzar o seu caminho. Evite ao máximo rodar a noite.
Saindo de Kingstone SE por exemplo, que é onde eu fiz minha primeira parada para dormir, fui direto para Por Campbell, uma cidade charmosa com diversos hotéis. Você estará no epicentro do que há de mais belo na Great Ocean Road. Todas as grandes atrações paisagísticas da Great Ocean Road, como a London Bridge ou os Doze Apóstolos estão entre 15 e 30 km de distância de Port Campbell.
Dessa forma, saindo de manhã de Kingston SE você chegará ao entardecer em Port Campbell. Curtirá um pouco da paisagem e, a minha dica é, jante o mais rápido possível. Perto das 9 da noite não encontrará nenhum lugar aberto para comer.
O visual no trecho da Great Ocean Road próximo a Port Campbell é maravilhoso, por isso vale a pena chegar antes do entardecer, curtir a paisagem, ir para o hotel e aproveitar o resto pela manhã.
De manhã, saindo cedo novamente, curtirá as outras belezas do entorno e irá em direção a Melbourne, sempre seguindo as placas da B100. Você verá paisagens estonteantes e poderá desviar um pouco da rota e ir para Cape Otway, que tem o mais antigo farol da Austrália que ainda está em pé.
O farol de Cape Otway foi o segundo farol a ser construído no país, mas com a destruição do primeiro ele se tornou o mais antigo ainda existente. Você paga uma taxa para entrar na área do farol, aproximadamente 12 dólares por adulto, e poderá subir no alto do mesmo e ter uma linda vista da costa.
Seguindo viagem, você deverá estar próximo de Geelong pelo fim da tarde, onde você pode dormir ou ir direto para Melbourne pela M1 Highway que é uma freeway onde você pode tranquilamente rodar a noite. Chegando a noite em Melbourne, vá para o seu hotel e no dia seguinte entregue seu carro se quiser e curta a cidade por pelo menos uns 3 dias.
Observações e dicas:
A Great Ocean Road é a rodovia B100. Mantenha-se sempre nela, muitas placas que indicam pra Melbourne te levam para a rodovia expressa.
Fazendo esse trajeto que eu indico você não pegará nenhum pedágio, mas cuidado ao entrar em Melbourne, muitas saídas da M1 te levam ao anel viário que é pedagiado, a dica é: Evite as saídas indicadas por placas na cor azul.
Tanto a Great Southern Road como a Great Ocean Road possuem pontos de parada para descanso, mas são muito menores e muito mais simples que as que existem na estrada que leva Adelaide até Uluru ou Alice Springs. Em geral são pontos para parar o carro com no máximo uma mesa e um banco, sem espaço para dormir com o carro, sem banheiro e sem água para consumo.
Se você está com um carro comum, não há porque se preocupar tanto em abastecer o combustível a cada posto, mas a boa dica é: se já baixou de meio tanque, abasteça.
Se a polícia te pedir para fazer o teste do bafômetro, você não pode recusar como no Brasil.
Aqui eles aceitam a CNH brasileira acompanhada de uma tradução certificada NAATI e o passaporte. Essa tradução você consegue com profissionais pela web facilmente. A PID também é aceita, mas tem que acompanhar a CNH original.
Nos postos de combustível é você quem abastece. Unleaded Petrol é a Gasolina. Unleaded Petrol 91 é a gasolina comum mais barata, pode usar tranquilamente. Você para ao lado da bomba, abastece e paga no caixa dentro da loja, informando o número da bomba. Não movimente seu carro ante de ir pagar. Isso pode gerar uma confusão enorme.
Apesar de não ser obrigatório, deixar as luzes do farol acesas ajudam os outros carros a visualizarem a sua presença.
Na Austrália o telefone de emergência é 000.
Praticamente durante todo o trajeto você estará coberto com sinal de celular pelas principais operados, são poucas as áreas de sombra.
Evite dirigir a noite, você poderá atropela um coala. Se rodar de dia poderá encontrar alguns deles pela pista e tirar um boa foto.